Blog

Plantio direto e sequestro de carbono

Você sabia que o plantio direto contribui para o sequestro de carbono? Não é crime, pelo contrário. A expressão é utilizada para definir o processo de retirada de gás carbônico da atmosfera.

O plantio direto é capaz de reter o carbono, um dos principais gases causadores do efeito estufa. Tá, mas e como funciona o plantio direto, e como ele sequestra carbono?

O plantio direto tem como princípio a conservação do solo, pois não passa por nenhum processo de revolvimento, não deixando o solo exposto, reduzindo erosões.

Antes de realizar o plantio na área, deve-se cultivar alguma planta de cobertura, que possua uma parte aérea bem desenvolvida, para que seja utilizada como palhada sobre o solo. Assim, ocorre também economia de água, pois a palhada faz com que o solo permaneça úmido.

Logo, quando é utilizado palhada, não é necessário o uso de máquinas acopladas a tratores na hora do revolvimento do solo. Portanto, não há liberação de gás carbônico na atmosfera. E o solo consegue armazenar carbono com maior facilidade quando é manejado de forma correta.

Utilizando técnicas sustentáveis o agro consegue prezar cada vez mais pela preservação do ambiente! O que você faz, faz toda a diferença!

Acompanhe a Agres, fique por dentro das notícias e nos ajude a semear conhecimento compartilhando esta informação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário: